COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de junho de 2009

Hai Hua: A Acupuntura Sem Agulhas E Com Eletroestimulação

No meu consultório faço uso de todas as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa: inserção de agulhas, magnetos, esferas magnetizadas, sementes e aparelhos que vieram modernizar, atualizar e trazer progressos para a recuperação de articulações dolorosas e várias patologias. Entre os aparelhos que uso, o HaiHua é um deles. Descreverei abaixo o uso deste maravilhoso aparelho.
O HaiHua é um tratamento terapêutico, que combina a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com a tecnologia eletrônica, buscando assim, o equilíbrio interno dos órgãos. As agulhas são substituídas por dois eletrodos, que conduzem uma onda eletrônica pelo corpo. A ação de cada eletrodo equivale ao estímulo simultâneo de 132 agulhas, desobstruindo os meridianos, ativando a circulação sangüínea e reequilibrando a energia vital do organismo. O sistema do HaiHua é baseado no uso da energia eletromagnética, sendo que cada um dos eletrodos estimula os pontos de dor ou dos meridianos. Utiliza recursos terapêuticos equivalentes a outros tipos de tratamento como a magnetoterapia, a eletroterapia e a acupuntura.


O Hai-hua é um aparelho, criado na década de 1990, que permite a realização de acupuntura sem agulhas e chegou ao Brasil há apenas cinco anos. Ele tem imãs que liberam cargas eletromagnéticas, permitindo a estimulação de pontos do corpo humano, assim como fazem as agulhas. Cada estímulo tem duração de cerca de um minuto. A grande vantagem do Hai-hua é que, nos casos de dores crônicas e agudas, ele consegue uma resposta mais rápida do organismo. Esse tratamento é indicado para dores na coluna, enxaquecas, entorses, DORT/LER, artrose e nevralgia. Cada sessão dura somente 30 minutos.
Quando o aparelho é ligado, uma corrente pulsante de energia produz um campo magnético com a forma de uma onda de audiofreqüência (aproximadamente a senoidal). Os pontos de acupuntura e os meridianos são estimulados por meio dos eletrodos. O tecido celular recebe as cargas dos eletrodos e altera-se, equilibrando a proporção entre íons de sódio e de potássio. Com isso, obtém-se o fortalecimento da célula, aumentando, assim, a sensibilidade da pele. A onda emanada ativa diversas substâncias químicas do organismo que promovem a desobstrução dos meridianos, ativando a circulação do sangue reequilibrando a energia vital do organismo, inclusive, propiciando a recuperação dos tecidos.
Este é um diferencial em nosso consultório, usado para minimizar dores articulares, dores causadas por hérnias de discos vertebrais, dores musculares, entorses, etc.

Cortesia - A Diferença Que Faz a Diferença

Colaboração: Engo. José Rubens Tavares Lima
PALAVRAS DO DONO DO WAL MART

Discurso de Sam Walton, fundador do WAL MART, fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários:
"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido. Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares. Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal. Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado. Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera. Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou???EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!!! Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".
A cortesia na recepção e no atendimento é tudo, o restante é lucro.

(WAL MART É A MAIOR REDE DE VAREJO DO MUNDO)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dicas Gerais Para Evitar Lesões Nas Costas (3)









COMO DORMIR
Se o seu lado direito é o mais doloroso, deite de lado apoiando o lado direito no colchão e coloque um travesseiro entre os 2 joelhos. O colchão deve ser semi-rígido, mais para o rígido do que para o mole.

Dicas Gerais Para Evitar Lesões Nas Costas (2)


COMO FICAR EM PÉ
Mantenha um estrado ou pequena banqueta de mais ou menos 10 centímetros de altura nos locais que você habitualmente permanece. Coloque alternadamente um dos pés na banqueta e trabalhe normalmente. Esta posição diminui a LORDOSE LOMBAR dando uma sensação de bem estar na coluna. Se não tiver banqueta colocar sempre um dos pés à frente.

Dicas Gerais Para Evitar Lesões Nas Costas (1)

COMO SENTAR
Sentar sempre em cadeiras duras evitando poltronas macias. O encosto deve ter uma saliência na região lombar para dar suporte e manter a LORDOSE LOMBAR na posição correta. Os pés devem se apoiar completamente no solo ou em um pequeno estrado de 5 a 8 centímetros de altura. Os quadris devem ser mantidos em 90 graus ou levemente mais elevados. Evite debruçar-se sobre a mesa e apóie bem os braços mantendo o cotovelo em 90 graus.

domingo, 7 de junho de 2009

Gengibre


HISTÓRIA
O gengibre é uma planta asiática, originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É conhecido na Europa desde os tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre.

O USO NA MEDICINA
Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como "medicamento universal".
Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco - onde seu óleo é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou os efeitos.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de
alimentos gordurosos.

O USO NA CULINÁRIA
Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas
receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

sábado, 6 de junho de 2009

A Doença De Parkinson E A Acupuntura

“Para entendermos a Doença de Parkinson e as vantagens da acupuntura no tratamento, farei um breve relato para que o leitor entenda melhor sobre o assunto. A Doença de Parkinson é uma das causas do que chamamos de Síndrome Parkinsoniana”.


SÍNDROME PARKINSONIANA
O paciente que desenvolveu a Doença de Parkinson apresentará pelo menos 2 dos seguintes sinais, que fazem parte da Sídrome Parkinsoniana:
- Tremor em repouso
- Rigidez muscular
- Bradicinesia (lentidão anormal dos movimentos voluntários)
- Alteração nos reflexos posturais

Outras manifestações:
- Diminuição do olfato
- Diminuição do volume da voz (hipofonia)
- Diminuição da mímica facial (hipomimia)
- Disfagia (dificuldade de deglutir)
- Sialorréia (perda não intencional de saliva pela cavidade oral)
- Seborréia (intensa produção de oleosidade no couro cabeludo)
- Hiperidrose (sudorese excessiva geralmente na palma das mãos e planta dos pés)
- Marcha com pequenos passos arrastando os calcanhares

PRINCIPAIS CAUSAS
- A própria Doença de Parkinson é uma das causas da Síndrome Parkinsoniana
- Exposição a drogas bloqueadoras dopaminérgicas (antipisicóticos, metoclopramida, reserpina)
- Exposição a flunarizina e a cinarizina
- Exposição a toxinas (manganês, dissulfeto de carbono)
- Traumatismo craniano
- Multiinfartos cerebrais
- Hidrocefalia de pressão normal
- Encefalite (Doença de Creutzfeldt-Jacob)
- Doenças degenerativas do tipo Parkinson-plus (Paralisia Supranuclear Progressiva, Atrofia de Múltiplos Sistemas)
- Doenças degenerativas do SNC com demência predominando no quadro (Degeneração corticobasal, Doença por corpos de Lewy, Doença de Alzheimer)
- Doenças heredodegenerativas do SNC (Doença de Wilson, Doença de Hallervorden-Spatz, Forma juvenil da doença de Huntington, Degeneração pálido-piramidal)
- Distúrbios metabólicos (Degeneração hepatocerebral, Hipoparatiroidismo com calcificações dos núcleos da base)

ALGUNS DETALHES IMPORTANTES
- A Doença de Parkinson é a principal causa da Síndrome Parkinsoniana e é conhecida também como parkinsonismo idiopático.
- É mais comum que as manifestações iniciais apareçam aos 50-60 anos de idade.
- Ocorre em todos os grupos étnicos.
- Distribui-se igualmente em ambos os sexos.
- Tem prevalência de 1 a 2 por 1.000 na população geral e 2 em 100 entre pessoas acima de 65 anos

TRATAMENTO
“Pela minha experiência no tratamento de pacientes com Doença de Parkinson, acredito ser o tratamento multidisciplinar o mais adequado e vantajoso para o (a) paciente. A equipe multidisciplinar formada por médicos, fonoaudiólogos, fisioterapêutas, educadores físicos, psicólogos e acupunturistas com formação na área de saúde, fará o grande diferencial, pois cada profissional trará o benefício da sua especialidade. Desta forma, o tratamento será medicamentoso, onde o médico fará a prescrição baseando-se na clínica de sinais e sintomas; atividade física adequada e ginástica elaboral; oficinas de dança, música, teatro e, no meu caso a acupuntura.
O tratamento feito pela visão da Medicina Tradicional Chinesa, usa não tão somente a acupuntura (inserção praticamente indolor de finas agulhas em pontos específicos), mas também de LASER (aparelho que emite luz de comprimento de onda específico) nos pontos de acupuntura, magnetoterapia e estímulo através do uso de sementes e esferas magnetizadas nos pontos de acupuntura e muitas vezes eletro-estímulo local no membro afetado pelo tremor.
Além da inserção das agulhas e todo o arsenal que acabo de descrever, poderemos inserir agulhas em pontos específicos do membro afetado pelo tremor. Abaixo descreverei alguns desses pontos, que aprendi em cursos e pesquisas que faço em atualizações sobre o tema”.

PONTOS LOCAIS SOBRE O MEMBRO AFETADO PELO TREMOR
Braços
IG11
IG10
TA5
IG4

Pernas
E31
VB31
E36
VB34
E41
VB40

“Desta forma, convido respeitosamente a todos que sofram da Doença de Parkinson e encontram-se em desequilíbrio (apresentando os sinais que descrevi no começo deste texto) ou conheçam alguém nesta situação, que venha conhecer o meu trabalho. Um abraço a todos.”
Dr. José Roberto Tavares Lima