COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

domingo, 22 de março de 2009

Acupuntura alivia náusea causada por quimioterapia


A acupuntura é uma antiga terapia chinesa na qual finas agulhas são inseridas em pontos específicos do corpo. A tradição assegura que a acupuntura alivia a dor e devolve o equilíbrio ao melhorar o fluxo de energia em vias específicas do corpo, conhecidas como meridianosNOVA YORK - Um dos procedimentos médicos mais antigos do mundo pode aliviar os efeitos colaterais de uma moderna terapia contra o câncer.Em um estudo com pacientes com câncer de mama, os pesquisadores concluíram que a acupuntura ajuda a controlar a náusea e o vômito provocados pelas altas doses de quimioterapia necessárias para destruir o sistema imunológico antes de um transplante de medula óssea.Entre as 104 mulheres submetidas a quimioterapia, as que fizeram acupuntura e tomaram drogas contra náusea foram menos propensas a ficar enjoadas do que as que usaram apenas os remédios.

Auriculoterapia dá alívio a doenças gástricas


A auriculoterapia - uma ramificação da acupuntura - tem obtido bons resultados no tratamento de problemas estomacais. Pesquisa recente do Instituto de MTC da província de Shang Dong, na China, com 119 pessoas que sofriam enfermidades gástricas verificou que há influência direta da terapia na regulação das atividades funcionais e mudanças positivas nas patologias do estômago e do duodeno. A técnica é comumente utilizada, com alto grau de eficiência, em tratamentos de cefaléia, enfermidades visuais, alergias agudas, doenças psiquiátricas, dores periféricas, estresse, ansiedade e tratamento de vícios, como o tabagismo.

A foto mostra os pontos puncionados (Shenmen, Suprarenal e Estômago) eleitos por mim para o tratamento por auriculoterapia (agulhas colocadas nas orelhas), sendo que procuro sempre potencializar o tratamento usando os pontos sistêmicos dos meridianos do estômago e do fígado (E36 bilateral, E40 bilateral, E18 bilateral, F2 bilateral e F3 bilateral), bem como orientação na alimentação, ingestão de refrigerantes em excesso, bebidas alcoólicas, número de refeições por dia, etc.

Fonte: Jornal do Brasil

Complementada por Dr. José Roberto Tavares Lima

ACUPUNTURA PODE ESTIMULAR MEMÓRIA


Trabalho desenvolvido por estudantes de medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mostra que ratos submetidos à aplicação de acupuntura nos pontos E-36 (Zusanli) e BP-6 (Sanyinjiao) tiveram a memória potencializada, mesmo depois de submetidos a estresse por choque e imobilização. A idéia agora é analisar os efeitos das agulhas na memória e no aprendizado de seres humanos.

Fonte: Agência Estado

domingo, 8 de março de 2009

OSTEOARTROSE NA COLUNA

No segmento cervical, a sintomatologia esta relacionada com o nível de comprometimento, se alto, médio ou baixo. O alto e por vezes o médio estão intimamente relacionados com sinais audiovisuais e encefálicos. Os do ouvido são aqueles ruídos clássicos, os visuais são por abalos sísmicos dos olhos conhecidos como nistágmos, e finalmente os encefálicos como a enxaqueca. O segmento cervical médio está relacionado à dor referida dos ombros e por vezes uma dor precordial que não raro se assemelha àquela observada na insuficiência coronariana aguda, e de diagnóstico diferencial, por vezes difícil. Finalmente o sofrimento do segmento cervical inferior, de todos o mais freqüente, caracterizado por uma dor na nuca irradiando-se até as mãos em forma decrescente podendo nelas e nos antebraços estar ausente. Contudo, os pacientes invariavelmente se queixam de formigamento, adormecimento, queimação, etc.
O segmento dorsal por ser imobilizado pelas costelas praticamente está ausente de queixas, já o lombar, muito pelo contrário, é dentre todos o mais vulnerável com queixas apenas locais ou então irradiadas às extremidades inferiores conhecidas como ciática.
Dr. José Roberto Tavares Lima

JOELHOS COM OSTEOARTROSE - CAUSA: PERNAS VARAS E VALGAS

Talvez, a melhor analogia que possamos fazer para o caso específico do joelho seja o de o compararmos com as pernas de uma cadeira.
Para que uma cadeira não quebre as suas pernas quando submetida ao peso de alguém que sobre ela senta, é necessário que as mesmas estejam perfeitamente alinhadas.
Um joelho normal possue o seu eixo de carga passando pelo seu centro, sendo uma pequena variação de até aproximadamente 5º (cinco graus) admitida para esse eixo.
Quando os eixos de carga possuem uma angulação superior a este valor, estaremos diante de deformidades denominadas em Varo quando a angulação é externa, e em Valgo quando esta é interna.
Um aumento de carga sobre este eixo já deformado produzirá uma força vetorial externa ou interna, dependendo da angulação do joelho, fazendo com que haja uma maior pressão em determinada área, o que acarretará um desgaste precoce ou do lado interno ou do lado externo, causando futuramente osteoartose.
Dr. José Roberto Tavares Lima

A OSTEOARTROSE E A ACUPUNTURA

Na matéria anterior, expliquei com detalhes o que vem a ser a osteoartrose e mostrei algumas fotos de mãos com os nódulos de Heberden, encontrados com frequência nas mãos de pessoas com mais de 50 anos, e nesta matéria também outras fotos mostrando osteoartrose nas mãos.


Hoje temos um verdadeiro arsenal de técnicas para ajudar o paciente com osteoartrose na diminuição das dores e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida.
Além das medicações clássicas prescritas por médicos (analgésicos, anti-inflamatórios e repositores de cartilagem, como sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina), ainda temos os exercícios e manobras feitas pelos fisioterapeutas e as milenares técnicas usadas pela acupuntura.
Como a "minha praia" é a acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa, vou procurar ater-me à elas.

É importantíssimo que a conduta seja sempre multi-disciplinar, multi-profissional, pois cada um dos profissionais que atender o(a) paciente, procurará dar o melhor dentro da sua especialidade.
Após minuciosa anamnese para conhecermos os detalhes que envolvem a osteoartrose daquele(a) paciente, faremos a escolha do tratamento.
A inserção de agulhas finíssimas e muito pequenas, com constante manipulação, juntamente com eletro-estímulo nas agulhas, cápsulas de Stiper locais (cápsulas contendo quartzo em pó, colocadas sobre as articulações com o intuito de diminuir a inflamação), magnetos potentes nas articulações afetadas, LASERterapia, agulhas colocadas em pontos estratégicos de acupuntura para a liberação de endorfinas (substâncias produzidas pelo organismo com a finalidade de diminuir a dor), moxabustão (planta chamada artemísia, que aquecerá a região, diminuindo a intensidade da dor), inserção de agulhas na orelha em pontos denominados acupontos, são apenas algumas das técnicas que uso em meu consultório, todas praticamente indolores, sem absolutamente nenhuma contra-indicação e que trarão a curto, médio e longo prazo diminuição das dores, aumento da qualidade de vida e consequentemente diminuição da ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, tão agressivos ao estômago e cheios de efeitos colaterais.
Principalmente pessoas que sofrem de gastrite, úlcera gástrica, dispepsia e outras patologias que envolvem o Sistema Digestório, irão se beneficiar muito do tratamento feito dentro da Medicina Tradicional Chinesa.
Caso você sofra de artrose ou conheça alguém que sofra, procure e oriente a pessoa para que OPTE TAMBÉM por um tratamento complementar com acupuntura.
A minha prática e experiência no assunto me dá respaldo suficiente para afirmar que a melhora é substancial. Também é importante ressaltar que muitas vezes o paciente toma uma quantidade tão grande de remédios para dores, que as dores articulares até melhoram, mas ele fica impossibilitado de sair de casa e ter qualidade de vida, pois seu estômago, seu intestino, seu fígado, estarão sempre ressentidos. Muitas vezes é melhor administrar uma dor pequena e controlada com técnicas complementares e ter uma vida saudável, a ter que ficar na cama aguentando cólicas, gastralgias que não raras vezes leva o paciente à depressão, por não ter mais uma vida normal.
Venha nos fazer uma visita. Teremos sempre muito prazer em atendê-lo com respeito e dignidade. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima


ENTENDA A OSTEOARTROSE



Dentre todas as patologias que acometem os indivíduos à partir da 4ª década da vida, sem dúvidas, é a OSTEOARTROSE a mais comum delas, estimando-se que ocorra em até 90 % da população adulta . É ela tão antiga como a própria história da Humanidade, acometendo indistintamente todos os vertebrados. Estudos realizados em fósseis de dinossauros demonstraram que esta alteração articular já encontrava-se presente na era pré histórica.
A osteoartrose, também chamada de artrose, processo degradativo articular, processo degenerativo articular etc., resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e a reparação da mesma. Entende-se por cartilagem articular, um tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos (unidos) que possuem algum grau de movimentação entre eles. São exemplos de articulações os joelhos, os tornozelos, os dedos das mãos, os dos pés, o quadril, as vértebras da coluna, os ombros, os cotovelos, os punhos, a mandíbula etc.. Em todas estas articulações está presente o tecido cartilaginoso.

VEJA NA FIGURA ACIMA OS NÓDULOS DE HEBERDEN
A função básica da cartilagem articular é a de diminuir o atrito entre duas superfícies ósseas quando estas executam qualquer tipo de movimento, funcionando como mecanismo de absorção de choque quando submetido à forças de pressões (como no caso do quadril, joelho, tornozelo e pé), ou de tração, como no caso dos membros superiores. Para que este movimento de atrito entre dois ossos seja diminuído, outras estruturas também fazem parte da articulação, desempenhando papéis específicos como no caso do líquido sinovial, que lubrifica as articulações e, dos ligamentos, que ajudam a manter unidas e estáveis as articulações.
Uma articulação normal é formada por células chamadas CONDRÓCITOS, cuja função básica é fabricar todas as substâncias necessárias para o bom funcionamento da cartilagem articular. Dentre estas substâncias, encontra-se uma proteína denominada COLÁGENO, cuja finalidade é funcionar como uma malha de sustentação, retendo as demais substâncias existentes dentro da cartilagem (Sulfato de Glucosamina, Sulfato de condroitina, querato sulfato), que funcionam como moléculas que retêm água, ajudando, com isso, a absorção de stress mecânico de compressão e tração.
Na realidade, a cartilagem articular funciona como uma grande mola, ou uma esponja de silicone embebida em água. O estado de hidratação da cartilagem e a integridade da mesma, é fator preponderante para a não existência de degradação e, a não existência da patologia denominada de OSTEOARTROSE.

Toda vez que tivermos alterado o estado de equilíbrio entre os constituintes articulares, estaremos sujeitos ao PROCESSO DE DEGRADAÇÃO ARTICULAR e, consequentemente, o desenvolvimento da OSTEOARTROSE.
A Osteoartrose é, do ponto de vista médico, dividida em dois grandes grupos. O primeiro denominado de Osteoartrose Primária, é formado por aqueles indivíduos que já possuem um patrimônio genético, que faz com que a patologia se desenvolva independentemente de fatores externos.
O segundo grupo, denominado de Osteoartrose Secundária, é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia. Fazem parte deste grupo os indivíduos muito obesos, os que sofreram algum traumatismo articular (entorses, fraturas, luxações), os que sofreram algumas alterações hormonais específicas, os que executam esportes com micros traumatismos de repetição, os que executam esportes de desaceleração (saltos) etc...
Estas pessoas fazem parte de um grupo denominado de risco e, sem dúvidas, devem iniciar precocemente um tratamento preventivo, evitando ou minimizando a sintomatologia desagradável da patologia, a qual em fase avançada, é traduzida por dor e incapacidade funcional.
Enquanto antigamente somente a fisioterapia era usada como tratamento, novas drogas no dia de hoje são consideradas CONDROPROTETORAS e possuem papel de grande importância no tratamento e prevenção da OSTEOARTROSE.

A PRÓSTATA E A SUA SAÚDE

O que é a Próstata?
A próstata é um órgão exclusivo do homem. Tem a forma de uma pequena maçã e localiza-se logo abaixo da bexiga envolvendo a porção inicial da uretra. A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado junto com os espermatozóides durante o ato sexual. Este líquido é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação.

Por que devo preocupar-me com a Próstata?
Na maioria dos homens, a próstata começa a aumentar de tamanho depois dos quarenta e cinco anos de idade. Esse aumento chamado Hipertrofia Benigna da Próstata, poderá comprimir a uretra dificultando o escoamento do urina, e provocar sintomas:
- sensação de não esvaziar completamente a bexiga ao terminar de urinar
- necessidade de urinar frequentemente, inclusive a noite
- jato urinário fraco e fino
- jato urinário que pára e recomeça
- dificuldade para conter a urina
- necessidade de fazer força para começar a urinar
Esses sintomas comprometem o bem estar. É curioso o fato de muitas pessoas acharem este tipo de vida normal. Isto é um engano! Não fique constrangido; procure o seu médico; ele poderá ajudá-lo a recuperar a sua qualidade de vida, e inclusive evitar complicações como infecções e danos aos rins.

O que é Câncer de Próstata?
O câncer de próstata é um problema muito sério. Ele é o câncer mais frequente no homem: 10% dos homens tem chance de desenvolver um câncer de próstata aos cinquenta anos de idade. O que é preocupante, é que esse número duplica a cada década, por exemplo, passando a 20% aos sessenta anos de idade e 40% aos setenta anos. Nas fases iniciais o câncer de próstata, geralmente, não causa sintomas. Em fases mais avançadas, os sintomas podem ser:
- sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os da hipertrofia benigna
- sangue na urina
- dores dos ossos
O que devo fazer para prevenir-me desse câncer?
Se você tem mais de quarenta e cinco anos, ou mesmo quarenta anos para aqueles cuja família tem casos dessa doença, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. As mulheres, inteligentemente, logo cedo aprendem que devem visitar o ginecologista anualmente, o que se constitui num dado positivo para o diagnóstico precoce de enfermidades e até para a cura de muitas delas. Já está mais do que na hora dos homens aprenderem essa lição. Seria proveitoso se as mulheres estimulassem ou mesmo levassem os seus companheiros anualmente ao urologista. Se você tem mais de quarenta e cinco anos e não sente nada, tanto melhor. Este é o momento ideal para fazer exames preventivos, pois o câncer da próstata quando identificado nas fases iniciais tem muito aumentadas as chances de cura.
Quais são os exames preventivos para o Câncer de Próstata?
O seu médico fará um exame clínico com palpação da próstata (exame de toque retal) e poderá solicitar exames especializados, como o ultra-som, a biópsia e exames de laboratório. O papel do laboratório é principalmente na realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico). Esta substância produzida pela próstata está normalmente presente no sangue. Em algumas ocasiões, como na hipertrofia benigna da próstata e no câncer da próstata, o PSA pode encontrar-se em níveis aumentados. A interpretação dos resultados dos exames, feita pelo seu médico, leva em consideração a idade do paciente, o tamanho e a consistência da próstata, a correlação entre o PSA total e o PSA livre, os quais em conjunto com o exame clínico permitem estabelecer um diagnóstico, diferenciando um aumento benigno da próstata de um aumento maligno. Em resumo. O aumento maligno da próstata pode pôr em risco a sua vida. Não deixe de fazer exames preventivos, pelo menos, uma vez ao ano, depois dos quarenta e cinco anos de idade.

É necessário preparo prévio para a coleta do exame de PSA?
Além da hipertrofia benigna da próstata e do câncer da próstata, outras causas também podem produzir elevações do PSA. Inflamação ou infecção da próstata, infecções do trato urinário, instrumentações do trato urinário como sondas, instrumentações do reto como o exame de ultra-som transretal, a colonoscopia, e procedimentos sobre a próstata como a biópsia e o toque retal, podem provocar aumento do PSA. Nestes casos, o exame só deverá ser feito a quatro semanas depois. A relação sexual, até dois dias antes do exame, pode levar a resultados aumentados. A prática do ciclismo, assim como a equitação, a bicicleta ergonométrica e alguns exercícios físicos fortes devem ser evitados, pelo menos, três dias antes do exame.

Outras limitações
Medicamentos usados no tratamento do câncer, terapias com hormônios, o uso de finasterida e algumas ervas medicinais também podem alterar o resultado do PSA. A presença de anticorpos heterófilos no soro de alguns pacientes, os quais podem ocorrer na vigência de alguns processos infecciosos ou por causas não identificadas, levam a resultados alterados em vários exames, aí incluído o de PSA. Apesar de todas essas limitações, o teste de PSA associado ao toque retal, ainda é na atualidade a melhor ferramenta para a triagem do câncer de próstata.

A acupuntura, a eletro-acupuntura, a LASERterapia, a magnetoterapia (magnetos aplicados nos pontos de acupuntura), a fitoterapia poderão auxiliar muito na Hipertrofia Benigna da Próstata. Porém, é importantíssimo que os homens tenham em mente: a consulta ao urologista para que sejam feitos os exames de rotina, é imprescindível. O acupunturista precisa trabalhar em conjunto com o urologista, para ter nos exames clínicos, laboratoriais e diagnóstico por imagem a exata situação do paciente e seu progresso.

Dr. José Roberto Tavares Lima

sábado, 7 de março de 2009

DIABETES E SUA SAÚDE



O que é diabetes ?

Diabetes é uma condição na qual o organismo não consegue utilizar adequadamente a glicose. Depois de ingerido, uma parte do alimento é transformado num açúcar chamado glicose, o qual é usado para gerar energia dentro das células. A entrada da glicose nas células é facilitada pela insulina, um hormônio fabricado no pâncreas. No diabetes existe falta de insulina: a glicose deixa de entrar nas células, acumula-se no sangue e o excesso é excretado pelos rins.

O diabetes é muito freqüente ?

É. Existem muitos milhões de diabéticos no Brasil, mas uma grande parcela da população desconhece a sua condição.

No diabetes chamado Tipo 1, que geralmente acomete indivíduos jovens, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, sendo necessário a aplicação diária de injeções desse hormônio.

O diabetes Tipo 2 desenvolve-se habitualmente em pessoas acima dos 40 anos. Nestes, o pâncreas produz insulina, mas ela não é suficientemente ativa para a entrada adequada da glicose nas células. O tratamento consiste em exercícios, dieta e medicamentos que estimulam a produção de insulina.

Quais são os sintomas do diabetes ?

A glicose que deixa de entrar nas células é eliminada pela urina quando o nivel no sangue ultrapassa 170 mg/dL. Para eliminar esse excesso de açúcar, o rim forma mais urina retirando água dos tecidos. Esta perda de água provoca sede excessiva. A fadiga, fraqueza e perda de peso ocorrem porque o organismo está incapaz de usar a glicose para gerar energia. A falta de glicose dentro das células provoca, também, aumento do apetite numa tentativa infrutífera de prover energia ao corpo. Outros sintomas podem incluir infecções, dificuldade de cicatrização, formigamento e alterações da visão.

Os sintomas do diabetes podem ser controlados com tratamento adequado.

Qual é o papel do laboratório ?

O Laboratório dispõe de um elenco de testes que visam o diagnóstico e o acompanhamento do diabetes. Dentre eles destaca-se:

Glicemia: expressa o nível de glicose no sangue, cujo normal no indivíduo em jejum é 70 a 110 mg/dL. Nos diabéticos descontrolados, além dos sintomas citados, quando as taxas estão abaixo de 45 mg/dL há risco de coma hipoglicêmico e quando acima de 400 mg/dL há risco de coma hiperglicêmico. Os níveis da glicemia sofrem influência de vários fatores, tais como exercício, estresse, alimentação, álcool e medicamentos, e estão sujeitos a contínua flutuação ao longo do dia.

Glicosúria: significa presença de glicose na urina. Normalmente ela está ausente. Se a glicemia ultrapassar os 170 mg/dL começa a haver excreção de glicose pelos rins e aparece a glicosúria.

Curva glicêmica: consiste na determinação seriada das glicemias durante um intervalo de tempo (2 a 5 horas), depois do administração de uma sobrecarga de glicose. Há indivíduos diabéticos cuja glicemia de jejum é normal; contudo, depois de ingerirem alimentos (açúcar) a glicemia sobe a níveis anormais, porque a insulina produzida é insuficiente. O diagnóstico desses diabéticos depende da realização da curva glicêmica.

Hemoglobina glicosilada: hemoglobina é uma substância que circula no sangue dentro dos glóbulos vermelhos e é responsável pelo transporte de oxigênio a todos os tecidos do corpo. A hemoglobina liga-se a glicose presente no sangue, formando tanto mais hemoglobina glicosilada (também chamada hemoglobina A1c) quanto maior for a taxa da glicemia.
Como os glóbulos vermelhos se renovam a cada 2 ou 3 meses, a medição da hemoglobina glicosilada espelha exatamente se a glicemia esteve alta (mais hemoglobina glicosilada) ou baixa (menos hemoglobina glicosilada) durante esses últimos 2 a 3 meses.

O teste da hemoglobina glicosilada não substitui o necessário controle diário da glicemia, mas sim proporciona uma valiosa informação retrospectiva do diabetes, permitindo melhor gerenciar o seu controle.

Frutosamina: do mesmo modo que a hemoglobina, algumas proteínas do plasma também formam compostos glicosilados, sendo a frutosamina o principal. A frutosamina tem uma vida média curta: cerca de 20 dias. Desse modo, os seus níveis espelham a concentração da glicemia nesses 20 dias que antecederam o teste.

As informações temporais fornecidas por esses exames são, portanto, bem distintas e possibilitam uma avaliação efetiva do controle diabético: glicemia de jejum (avaliação imediata), frutosamina (controle a médio prazo) e hemoglobina glicosilada (controle a longo prazo).

Microalbuminúria: trata-se da pesquisa de quantidades incipientes de proteinas no urina, que revelam dano renal leve. Este exame laboratorial serve para monitorar as lesões renais ocasionadas pelo diabetes, que podem levar a sua insuficiência.

Auto-anticorpos: A presença dos auto-anticorpos anti-insulina, anti IA2, anti GAD e anti-ilhota, avalia o risco do aparecimento do Diabetes Tipo 1 em parentes de primeiro grau de indivíduos com a doença. Colabora também, no diagnóstico diferencial do Diabetes Tipo 1 e Tipo 2 e como indicador precoce vários anos antes da doença se manifestar.

É importante o diabético manter periódico acompanhamento médico para, principalmente, manter a glicemia dentro de uma faixa adequada, evitando as hiperglicemias e suas seqüelas tardias.

O texto acima foi extraído de um folheto explicativo, do Instituto de Análises Clínicas de Santos - Santos - SP

Procure ver seu médico como um profissional que está cuidando da sua saúde; alguém que está ao seu lado para ajudar. Então, converse com ele sobre a importância dos exames laboratoriais para monitorar sua diabetes. Todos nós da área de saúde formamos um grupo de pessoas, com atividades diferentes, porém com o mesmo foco e objetivo: SUA SAÚDE!

Dr. José Roberto Tavares Lima